A Psicologia e o Espiritual – O que Precisamos Saber para nos Transformamos em Psicólogos

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Aqui no site a gente tem uma quantidade de textos que abordam a Psicologia com o Espiritualismo, e isso pode fazer as pessoas acharem que essa ciência da psique humana é algo como uma religião, quando não é, inclusive até a é contra a ética do psicólogo colocar sua crença dentro da terapia.

A Psicologia agrega na vida das pessoas, mas não serve para quem tem vocação religiosa, pois são coisas diferentes.

O psicólogo não vai trabalhar com a fé, com a congregação, mas sim com técnicas e conhecimentos terapêuticos, que consistem em escutar o paciente e dar orientações para que consiga o que quer na vida, para tirar bloqueios psicológicos, lidar melhor com suas questões e com sua vida, se adaptar mais ao mundo, ser mais feliz, sofrer menos e o mais importante, o autoconhecimento.

São funções diferentes as de um sacerdote e de um psicólogo, assim como existem muitas profissões que trabalham com o autoconhecimento, como a Yoga, Tai Chi Chuan, acupuntura, homeopatia, florais e etc. que são professores e doutores que trabalham de formas diferentes ajudando o ser humano, dando cura e trazendo a consciência para eles.

A pessoa que deseja trabalhar com autoconhecimento tem muitas opções do que fazer, e é importante trabalhar na sua vocação.

Um sacerdote também trabalha o autoconhecimento, e existem religiões das quais ele pode se casar, ter filhos e etc. que não vai podar tanto a vida dele, como a Umbanda, o Budismo, o Esoterismo e etc.

Assim como quem deseja ser um psicólogo, não é muito recomendado buscar uma linha por causa do lado espiritual, pois o profissional não será um sacerdote.

É importante buscarmos uma linha da qual desejamos seguir e saber o que vamos fazer com ela todo o tempo em que trabalhamos, com o trabalho terapêutico, não com o espiritual.

Linhas que tem mais a ver com o espiritual que eu conheço são: a Psicologia Transpessoal, Junguiana e no caso do Zen Budismo e o Taoísmo, a Gestalt Terapia.

Também escolher fazer Psicologia por causa do lado espiritual, pode dar errado, pois apesar de todos os textos que temos que são psicológicos e falam do espiritual, na faculdade o que normalmente acontece é que os alunos sofrem sugestão para não terem uma crença, pois nessa profissão você não pode oferecer ajuda religiosa, o que é antiético e a fiscalização é extremamente dura nesse sentido.

Muitos psicólogos acabam não podendo trabalhar com coisas espirituais paralelas, pois a fiscalização vai atrás quando ocorre esse tipo de coisa e colocam isso como se o Psicólogo estivesse usando o espiritual dentro da área da Psicologia, o que acaba sendo um abuso, mas é o que acontece.

Então um psicólogo pode encontrar problemas em também exercer outro trabalho, como ser um numerólogo, tarólogo, astrólogo, terapeuta psicobioenergético e etc.

Muitas vezes a fiscalização coloca como o profissional de Psicologia como se ele estivesse exercendo sua profissão de psicoterapeuta nessas outras áreas, o que não acontece, pois são trabalhos diferentes.

E ai podemos perceber a pressão que o psicólogo recebe para não ser religiosos ou ter o lado espiritual.

Se você for fazer uma faculdade de Psicologia recomendamos enfaticamente que você leia os textos da nossa seção de Ciência, Religião, Provas e Evidencias, para se blindar contra a sugestão que você vai sofrer para não ter uma crença espiritual.

É normalmente falado dentro da faculdade de Psicologia que mediunidade é dupla personalidade, que os fenômenos de quem tem experiência de morte temporária, ou saídas do corpo, que acontecem por falta de oxigenação do cérebro e etc. sendo que nada disso é provado e nem existem evidencias, são apenas argumentos filosóficos sem base, sem pesquisas que deem qualquer evidencia, e o contrário é verdadeiro, existem sim pesquisas que evidenciam e até mesmo provam que existe vida após a morte, que existe reencarnação e até mesmo mediunidade.

Por isso recomendamos enfaticamente que visitem nossa seção de Ciência, Religião, Provas e Evidencias, e você vai entender que a ciência ser contra a religião é um mito que foi criado e não tem fundamentos. São apenas argumentos sem qualquer tipo de prova e evidencia.

Para fazer uma faculdade de Psicologia, você tem que ter em mente muito do que falamos aqui neste texto, e recomendamos que você releia ele caso queira fazer esse curso.

É importante também combatermos o fato de tentarem tirar a fé do psicólogo, pois isso é uma violação para ele, tirar sua crença porque ele deseja ajudar as pessoas e trabalhar com o autoconhecimento.

Não podemos sacrificar o profissional dessa maneira. 

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

 

Você também pode se interessar por: